>

sábado, 20 de julho de 2013

Hambúrguer com gérmen, aveia e gergilim

   Existe pessoa no mundo (além dos vegetarianos) que não gosta de hambúrguer??
   Eu adoroooo!! Essa receita eu aprendi com o Cristiano, que é uns dos personal trainers da academia que eu malho. Quem quiser dar uma conferida no trabalho dele, segue o site http://cristianothomaz.com .
   Bora lá pra receita!

HAMBÚRGUER NUTRITIVO
Ingredientes:
1 kg de carne moída sem gordura
70 gr de farinha de aveia
70 gr de gérmen de trigo
45 gr de gergelim
Sal e condimentos à gosto


(meu dedo na foto ;D hahaha)

Modo de preparo:
   Em uma bacia, coloque todos os ingredientes. Escolha uma carne de boa qualidade (essa que eu usei é carne moída de patinho), peça ao açougueiro escolha para moer uma peça que esteja bem vermelhinha, sem nada de gordura. O tempero fica ao seu critério, entretanto, recomendo que não coloque muita coisa para não enjoar (outro dia fiz com vários tipos de cheiro verde e pimentas, no 5° hambúrguer não aguentava mais! Nesse eu coloquei só alho moído e uma pitadinha de curry). Na receita que o Cris me passou não vai gergelim, mas como eu tinha aqui em casa resolvi colocar só para aumentar o valor nutritivo do hambúrguer.





   Na metade da receita percebi que a farinha de aveia que eu tinha na lata não era o suficiente :/ Fui ver no meu armário, só tinha em flocos.


(Fiz com essa mesma, mas prefira a farinha que é bem melhor que a em flocos)
   
   Misture bem todos os ingredientes, amasse bastante até que tudo fique bem ligado. Faça hambúrgueres de mais ou menos 10 cm de diâmetro. Se você não tem habilidade para modelar com as mãos, use um cortador próprio para hambúrguer. Enrole um a um no papel filme e leve no freezer para congelar.


   Rende 10 hambúrgueres de 100 gramas cada e você pode conservá-los no freezer por até 3 meses.
   Olha aí o hambúrguer que eu fiz a vez passada com mil temperos! hahaha
   

   Semana que vem eu vou fazer um post ensinando a prepará-los sem usar óleo ou azeite.

   O que tem de bom aqui:
  GERGELIM: Fortalece os tendões e ossos, tonifica o fígado e os rins, tônico geral, principalmente após hemorragias, combate dores lombares e de joelhos, reumatismo, evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos.
  GERMEM DE TRIGO: Rico também em vitaminas B1, B2 e B6, fortalece o sistema imunológico, contém ainda proteínas vegetais (glutelina e gluadina), necessárias para o desenvolvimento da criança e à composição dos tecidos do corpo humano. Possui também sais minerais recomendados para adultos e crianças.
   AVEIA: Os benefícios da aveia parecem não ter fim. Ela ainda é uma forte aliada na prevenção de tumores. Esse potencial vem justamente das heróicas fibras, que atuam na linha de frente na defesa do intestino. “Elas são importantes para eliminar compostos cancerígenos formados pelo nosso próprio organismo durante o processo de digestão das gorduras. Por se ligarem a essas substâncias, conseguem anular seus efeitos.”, justificam os especialistas.

   Dica light: Querendo, você pode acescentar quinoa cozida, linhaça ou chia. Na opção de linhaça ou chia, você pode hidrata-la antes, como ensinei a fazer no preparo do Suco Rei Leão.

Grau de dificuldade ninja: FÁCIL

Um comentário:

Obrigada pela visita ;)