>

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Tomate seco de microondas

   Tomate = licopeno = impede e repara os danos às células causados pelos radicais livres! Sem falar sobre todos os estudos que apontam o licopeno como uma importante substancia combatente do câncer.
   Poderia ficar um post inteiro falando sobre os benefícios do tomate, mas como a receita de hoje é longa, vamos ao trabalho! Papel e caneta na mão, tome nota:
 
TOMATE SECO
Ingredientes:
700 gramas de tomate seco
3 dentes grandes de alho cortado em lâminas
1 colher (SOPA) de açúcar
1 colher (CHÁ) de sal
Folhas de louro
Orégano
Azeite de Oliva
Pote de vidro esterilizado com tampa
 
 
 
Modo de preparo:
   A escolha dos tomates nesse processo é muito importante. Escolha os que tiverem vermelhos, porém bem firmes, com bastante polpa. Nem pense em fazer com tomates muito maduros, ou que já estejam passando do ponto. Eu fiz com uns maduros demais que estavam aqui em casa e foi um desastre, postarei a foto aqui para vocês verem. 
   Lave bem os tomates e corte-os ao meio. Retire todas as sementes e lave-os um a um para que fique somente a polpa e a casca. Eu já comprei tomate seco que vinha com semente junto, mas ele fica mais difícil de tirar toda a água se ele estiver com as sementes e o miolo, portanto deixe só a polpa.
   Em um pires, misture o sal e o açúcar e polvilhe sobre os tomates. Isso vai fazer com que ele já comece a desidratar, use toda a mistura de sal e açúcar. Acomode os tomates em uma peneira, e pouse sobre uma vasilha para que escorra o líquido.
 
 
   Deixe descansar assim por meia hora. Na metade do tempo, vire os tomates na peneira para que a água acumulada escorra.

 
   Veja quanto líquido escorreu só nesse primeiro processo de desidratação.
 
 
 
   Agora começa a parte chatinha. Fazer tomate seco não é tão difícil, mas sim trabalhoso. Forre o prato do seu micro-ondas com umas 5 folhas de papel toalha, acomode os tomates para que fiquem com a parte da casca para cima.
 

 
   Leve ao microondas. Esse processo você precisa ir fazendo aos poucos para testar a potência do seu aparelho. Quando eu vi a Ana Maria Braga fazendo essa receita, ela dizia que na primeira etapa você deveria deixar seus tomates por 10 minutos dentro do microondas, eu deixei os meus e olha o que aconteceu:
 
(isso foi a mistura de "muito tempo no micro + tomate muito maduro") 


   Sim gente, eu fiz todo aquele processo de lavagem e desidratação, e já na primeira ida ao microondas perdi o trabalho. Por isso disse sobre os tomates passados, não faça com tomate muito maduro que eles se desmancham!
   Para não pecar uma segunda vez, eu fui testando o tempo aos poucos, e 4:30" foi o tempo suficiente para cozer os tomates nessa primeira etapa (no meu microondas, que é o modelo novo da Eletrolux). Se caso algum tomate seu ficar cru, volte ele sozinho os microondas com papel toalha novo e coloque mais alguns minutos para ele. (Tive que fazer isso com um dos meus, repare que o tomate do meio não cozeu nada!)
 
  
   Com uma colher, amasse os tomates para que eles fiquem achatados, você vai notar que os mais maduros já vão estar se desmanchando, por isso reforço para que escolham os tomates mais firmes para essa receita.
 
 
 
  Como em casa eu tenho dois pratos de microondas (um ficou do microondas antigo que estragou e não deu concerto), ajudou muito na hora de transferir os tomates para os guardanapos secos. Com uma colher e muito cuidado, achate-os e depois pegue um a um e transfira para o prato com os guardanapos limpos.
 
 
   Se você tiver somente um prato, não tem problema. Retire os tomates com o papel toalha, deixe sob a mesa, seque bem o prato e forre-o com várias camadas de papel toalha. Volte para o microondas, e dessa vez deixe apenas 3 minutos.
   Você irá repetir esse processo por mais 4 vezes.
 
 


 
   A partir da segunda ida ao microondas, use uma folha de papel toalha para pressionar os tomates ao invés de usar a colher.
 
 
   Os meus tomates ficaram secos com 6 etapas, uma de 4:30", 4 de 3:00" e a ultima etapa de 2:00''. Se seu microondas tiver uma potencia inferior ao meu, volte ao microondas quantas vezes forem necessárias até os tomates secarem totalmente.
   Note que os tomates menores e os mais finos ficarão secos antes dos maiores. Se isso acontecer, separe os que já secaram e volte ao micro só que ainda não estão secos. Depois de secos, os tomates muito grandes deverão ser cortados ao meio para facilitar o armazenamento.
 
 

 MONTAGEM
     Em um pote de vidro (já previamente esterilizado) forre o fundo com um dedo de azeite de oliva (use um azeite de qualidade, pois ele vai dar um sabor todo especial os seus tomatinhos. Esse que eu estou usando é um azeite espanhol extra-virgem). Junte algumas lâminas de alho e orégano.  
 
Alterne camadas de tomate, alho, orégano e azeite. Coloque uma folha de louro a cada espaçada.
 
 
 

   Faça isso até o final do vidro. Quando os ingredientes acabarem, coloque azeite suficiente para cobrir todos os ingredientes. Na foto do meu vidro pra impressão que está com pouco azeite porque eu tombei ele pra fotografar, mas eu fui com o azeite até o final.
  
 
 
   Essa receita rende um pote de 200 ml (não pesei, então não sei dizer em gramas quanto rendeu). Não sei se compensa fazer tomates seco em casa pelo auto custo da receita. Na Pimenta rosa, loja que compro meus produtos à granel, o quilo do tomate seco custa R$ 23,50. Eu paguei R$ 1,85 o kg do tomate pra fazer essa receita, e vai em média 15 kg de tomate in natura para produzir 1kg de tomate seco. Somando o azeite, os condimentos, papel toalha (eu gastei um rolo só pra fazer esse potinho), se botar tudo na ponta do lápis, vai ver que não compensa fazer em casa. Entretanto, para quem gosta de cozinhar (o que é totalmente o meu caso) isso é um passatempo.
   Espero que tenham gostado!!
   Vanessa :)
 
Grau de dificuldade ninja: DIFÍCIL

6 comentários:

  1. Nossa valeu pela dica!!!!! Meu marido e eu amamos|!!!!! Vou fazer!!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo!! O bom é que feito em casa a gente garante a qualidade do produto!! :D

      Excluir
  2. Uau.. muito legal esse tomate seco..eu amo!!! pena que meu microondas deu defeito sem solução ainda.. mas gostei do seu blog, obrigada pela visita e vou salvar seu blog no meu..

    Beijus Cris
    rumoao70.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena :/ tem colo fazer no forno tbm. Você coloca uma grelha de tela bem fechada sob uma forma e leva ao forno em temperatura baixa (100°C) por 8 horas. É mais simples de fazer, porém muito mais demorado. Compensa esperar o novo microondas! haha

      Excluir
  3. Não é tão difícil, né Vanessa!?
    Eu adoro! Uso bastante...
    Vou ver se encontro os tomates adequados no fim de semana pra eu tentar fazer. Depois te conto se deu certinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não achei dificil, achei meio trabalhosa tantas idas ao micro, mas no final vale a pena!! Passa me contar se deu certo depois!! Beijo

      Excluir

Obrigada pela visita ;)