>

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Almondegas de farinhas integrais

   Oii lindos, tudo bem??
   Vou caprichar nas receitas dessa semana na tentativa de me redimir com vocês depois de tantos dias longe. Hoje vou ensinar vocês fazerem almondegas proteicas, super saudáveis e não fica com gosto de farinha. Da pra congelar e usar quando quiser.

MACARRÃO INTEGRAL COM ALMÔNDEGA SAUDÁVEL
Ingredientes:
500 gramas de macarrão integral (eu usei parafuso)
300 gramas de carne moída magra 
2 colheres (SOPA) de gérmen de trigo
2 colheres (SOPA) de farinha de aveia
1 colher (SOPA) de farinha de soja
1 colher (SOPA) de farinha de linhaça dourada
Salsinha e cebolinha fresca picadas
1 dente de alho grande amaçado
Meia cebola ralada
Sal e pimenta agosto.


Modo de preparo.
   Numa tigela, misture as 4 farinhas. Eu usei uma quantidade menor das farinhas de linhaça e soja pq acho que elas tem o sabor forte e eu não gosto, mas se você gostar do sabor delas é só colocar mais 100 gramas de carne e então pode usar 2 colheres de cada farinha (to usando aveia em flocos, pq minha irmã comprou uma caixa e não usou, então eu me apossei rsrsr).



   Misture bem as farinhas e passe para outro recipiente onde tenha espaço suficiente para você amassar. Junte a carne, os temperos e o sal. Para essa receita eu usei uma colher de sobremesa cheia de sal, pois coloquei sal no molho também. Se você quiser as almondegas assadas, pode colocar um pouquinho mais de sal.
   Misture tudo e amasse bem. Se você quiser uma almôndega mais úmida, pode acrescentar um ovo à mistura, eu preferi fazer só com as farinhas e os temperos. 
   Faça bolinhas pequenas para facilitar o cozimento, e que fiquem bem firmes, para não desmancharem no momento que forem cozinhar.
   

   Faça um molho vermelho do seu gosto. Eu refoguei cebola picada, tomate picadinho, depois juntei extrato de tomate, 1 caldo de legumes, cheiro verde, ervilhas frescas e água. Coloquei as almôndegas para cozinhar e fui colocando água aos poucos até que as almondegas ficassem cozidas por completo e o molho grosso.


   Rende 5 porções.
   Essa almondega pode ser feita e congelada por até 3 meses. Prepare-a aos poucos nas suas refeições. Podem ser feitas tanto cozidas quanto assadas (fritas também, mas nós passamos longe de frituras, não é mesmo? ahaha)

Nível de dificuldade ninja: MÉDIO 

Um comentário:

  1. aixxx amo almôndegas vou tentar para ver como fica... adoro tudo que posso congela pois utilizo durante a semana e assim torna-se mais fácil

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ;)