>

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Arroz com gergelim preto

   Oi amores, tudo certinho aí?
   Outro dia li no Yahoo! uma matéria sobre os benefícios os alimentos pretos na dieta. Fui até a loja de grãos e costumo ir e comprei gergelim preto. Confesso que AMOOO croassant de quatro queijos e gergelim (e confesso também que sei que o único ser benevolente nesse salgadinho é o gergelim =/ ), enfim, na matéria que citei acima falava sobre os nutrientes, propriedades e benefícios de cada alimento negro. Não consegui achar a matéria no site do Yahoo!, mas achei uma bem parecida aqui no site Minha Vida.com.
   Trago hoje essa receita de arroz com gergelim preto e um filézinho de patinho óteeemo para o almoço, fácil de fazer e sustenta bastante. Vamo lá?

ARROZ COM GERGELIM PRETO E ACOMPANHAMENTOS
Ingredientes:
2 xícaras de arroz parbolizado
4 colheres (SOPA) rasas de gergelim preto
1 dente de alho amassado
1 dente de alho cortado em lascas bem finas
1/2 kg de filé de patinho
Meia cabeça de alface
6 morangos cortados em rodelas
Óleo Pam ou azeite de oliva
Sal, limão e pimenta para temperar

Modo de preparo
   Lave bem o arroz, refogue o dente de alho amassado em uma colher de azeite de oliva. Coloque o arroz, deixe que refogue bem e só no momento que for colocar a água, coloque o sal e o gergelim. Então depois coloque a água quente até cobrir.



   Cozinhe como se fosse um arroz comum, colocando água toda vez que estiver quase seco. Note que conforme a água seca, as sementes de gergelim se reúnem no centro da panela.



   Para que isso não aconteça, cada vez que for repor a água do arroz, mexa para que os grãos se dispersem, assim eles vão se espalhar por todo o arroz.

(Preciso de panelas novas (e mais bonitas), eu sei gente...)

   Enquanto o arroz cozinha, prepare a carne. Martele os filés para que fiquem bem macios e fritem rápidos. Espalhe por eles sal, pimenta e o alho cortado em lascas (eu cortei o alho em lascas, depois cortei de novo na vertical).


  Borrife um pouco de spray Pam na frigideira anti aderente (se não tiver o spray, pode usar o azeite de oliva), deixe aquecer e frite os bifes até o ponto que seja do seu gosto (eu gosto de bem passado, então deixei fritar bastante). 
  Para a salada, lavem bem as folhas de alface e corte em tiras, tempere ao seu gosto (com limão e sal) e por fim misture os morangos picados.
   Esse é o prato pronto. Se vocês fizerem essa receita, vão notar que os grãos de gergelim ficam bem crocante, então não quis usar o arroz integral no lugar do parbolizado, pois esse demora muito para cozinhar e talvez cozinhe demais os grãos de gergelim. E se colocar o gergelim no final do cozimento, quem sabe o arroz não fique com essa aparência escura por conta do pigmento do gergelim. Se alguém quiser testar essa receita com arroz integral, não esqueça de passar aqui me dizer se deu certo.



Rende 4 porções.

Nível de dificuldade ninja: FÁCIL




Um comentário:

  1. oi Vanessa, adorei a receita. Vou colocá-la em prática e aliás nem sabia que existia Gergelim preto. rsrs
    Tenha uma excelente semana.
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ;)