>

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Compota Indiana

   Hey babes, tudo certinho aí?
   Hoje tenho uma receita de compota de frutas e especiarias. Doce nunca é totalmente diet ou light, pelo menos quando se faz em casa, só com produtos naturais, mas essa receita vai pouco açúcar (comparado aos doces comuns) e muitas frutas, então acaba sendo saudável também. Ótimo para comer com torradinha ou pão integral no chá da tarde. Vamos à receita!

COMPOTA INDIANA
Ingredientes:
300 gr kiwi maduro
300 gr maçã verde
200 gr açúcar mascavo

50 gr de açúcar light
5 cravo da índia

1 pau de canela
1 pitada de pimenta da jamaica em pó
1 colher (SOPA) sumo de limão



Modo de preparo: 
   Essa compota deve ser feita em 3 etapas.
   Etapa 1: Lave bem as frutas e reserve. Descasque os kiwis e corte em pedaços bem pequenos. Depois corte as maçãs em quartos, tire o caroço e corte em cubinhos sem descascar (quanto menor forem os pedaços de fruta, menor o tempo de cozimento).
   Junte os demais ingredientes (exceto o sumo de limão) e cozinhe em fogo alto. Evite usar uma panela que tenho o fundo muito fino para que não queime o doce. Passado 10 minutos abaixe o fogo e mexa de vez em quando até que a calda esteja quase seca.





   Etapa 2: Leve a mistura ao liquidificador. Pulse algumas vezes até que os pedaços de fruta virem purê. O número de vezes em pulsar vai fazer com que fique mais ou menos cremoso. Eu deixei o meu bem cremoso.




   Etapa 3: Volte ao fogo alto, acrescente o sumo de limão e mexa por uns poucos minutos, suficiente para que esteja quase seco. Passe o doce ainda quente para os frascos esterilizados. Tampe e vire o frasco ao contrário para criar vácuo. Os frascos devem estar cheios até ao topo para não ficar ar dentro do recipiente.



   Como esterilizar os frascos: Passe os fracos pela água bem quente e leve ao microondas na potência máxima durante 2 minutos para que sequem. Passe as tampas por água fervida. Antes de colocar o doce sacuda bem para retirar excesso de água e não seque por dentro para que não contamine.
   Rende 3 vidros do tamanho desse da foto (acredito que aqui caibam uns 250 ml). Decore como preferir. Se ficou devendo o presente pra vovó semana passada, que tal agradá-la com uma compota dessas?



   Dica: Eu misturo açúcar light com o mascavo, por que acho que só o mascavo deixa um gosto de melado de cana. Você pode fazer também com adoçante em pó, mas não sei quanto de adoçante que vai, você tem que ir testando À seu gosto. Caso você queira usar açúcar refinado comum, é 400 gr de açúcar que vai na receita.
   Você pode fazer essa receita com maçã vermelha. Só coloque um pouco mais de sumo de limão, pois a maçã vermelha é menos azeda que a maçã verde.

   O que tem de bom aqui:
   Muitos de vocês sabem que a canela é TERMOGÊNICA, isto é, sem muitas delongas na explicação, alimentos termogênicos são aqueles que ajudam queimar gordura. Li vários artigos sobre o uso da canela na dieta, e a maioria deles recomenda o uso de apenas uma colherinha (de café) de canela em pó por dia, tomando ela dissolvida na água, no chá ou em frutas. Se quiser saberem mais sobre, achei o blog inteiro dedicado a essa especiaria tão cheirosa Benefícios da Canela.

 Nível de dificuldade ninja: FÁCIL



3 comentários:

  1. Vanessa, eu adorei essa receita. Então essa compota eu posso comer como uma geléia, na torrada de manhã, é isso mesmo? rsrs

    Adorei.

    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, confesso que estou com água na boca rsrs. Vou tentar fazer.

    Beijo Nathy!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ;)