>

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Creme de amendoim (Peanut Butter)

Creme, pasta, manteiga... Cada um chama do que quiser! Eu falo creme de amendoim, não sei se tem nomenclatura certa hahaha o fato é que eu sou apaixonada por esse creme que é rico em proteína e gordura "boa". Olha um trecho da matéria que li no site Frango com Batata Doce.


   "Acho que todos já sabem ou já devem ter ouvido falar na importância que tem a gordura em uma dieta saudável. Para que o nosso organismo possa exercer várias funções como controle de temperatura e funcionamento intestinal, é necessário que haja gordura na nossa alimentação. Além disso, ela também ajuda a proteger nossas células, fabricar hormônios e absorver vitaminas.
   Uma das principais fontes de gordura “boa”, são as oleaginosas, que ajudam na redução do LDL(colesterol “ruim”) e triglicerídeos (moléculas de gordura), e aumentar o HDL (colesterol “bom”), podendo reduzir a pressão arterial e até colaborar para a perda de gordura abdominal.
De uma maneira geral, as oleaginosas são ricas em vitamina E, ácido fólico, arginina, potássio e fósforo".
  Bora lá pra receita ;)

CREME DE AMENDOIM DIET
250 gramas de amendoim torrado, sem a casca
2 colheres (SOPA) de adoçante em pó
2 colheres (SOPA) de óleo de amendoim ou canola
1 pitada de sal


Modo de proparo:
    Gente, se vocês quiserem pode usar o amendoim cru, torrar e tirar a casca. Eu acho que dá muuuito trabalho, por isso já comprei ele torrado e semi triturado, o que facilitou e muito minha receita. Se você comprar cru, torre, tire a casca e deixe esfriar antes de começar o preparo.
   Coloque os amendoins no copo do liquidificador e pulse até virar uma farofa fina.


    Acrescente o adoçante, o sal e as 2 colheres de óleo. Não faça com óleo de soja pois o cheiro dele é muito forte, prefira um óleo de cheiro mais neutro. Aqui eu usei o de canola.



   A próxima etapa é um pouco demorada e até chatinha, mas você tem que fazer devagar para garantir a cremosidade da sua Peanut Butter. Pulse por uns instantes, mexa com uma colher e volte a pulsar, até que todos os ingredientes passem da consistência sólida para a pastosa. Repita esse processo quantas vezes forem necessárias.




  Quando tiver quase virando em uma massa aumente a velocidade e bata por 1 minuto. Isso vai fazer com que a hélice do liquidificador aqueça o amendoim e faça-o liberar mais óleo.




   Esse é o resultado final!! Amanhã faço um post sobre a manteiga de amendoim caseira, a nacional e a importada. 



Beijo, espero que tenham gostado!

Nível de dificuldade ninja: FÁCIL

4 comentários:

  1. Deve ficar delicioso, não é mesmo ?? Particularmente, não curto amendoim. Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga, que tortura. Pasta de amendoim é a minha fraqueza. Que delícia,ainda bem que porções moderadas fazem bem á nossa saúde :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Hummm! Essa eu ja conhecia. E faço até com certa frequencia. O problema é que é gostosa demais, ne!? E embora seja uma gordura boa, é gordura... e por isso, rico em calorias. Mas se comer com moderação não tem problema.

    ResponderExcluir
  4. Ótima receita. Tenho uma dica de produtos prontos de grande qualidade, sem aditivos, puros, sem açucar branco etc. São os Cremes de Amendoim (natural, natural crocante, com mascavo e com alfarroba e mascavo). Nacionais, feitos em Santa Catarina pela www.amendoimecia.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ;)