>

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Fígado com molho de iogurte + farinha de rosca integral

   E ai pessoal, tudo certinho? Tenho duas receitas faceis pra hoje. A primeira é farinha de rosca integral (que pode ser feito com pão amanhecido que você tem aí na sua casa) e a outra é figado empanado. Tem muita gente que não gosta da fígado, eu particularmente gosto bastante, é o único orgão do boi que eu como rsrsrs
  Esse fígado leva molho de iogurte, mas o molho eu vou ensinar fazer amanhã. Tome nota dos ingredientes.

FÍGADO ESPANADO
Ingredientes
Para o fígado:

3 bífes de fígado bovino cortado fino
2 dentes de alho
1 ovo
Óleo para fritar
Pimenta do reino
Sal a gosto

Para a farinha de rosca
1 pão francês integral amanhecido (quanto mais duro, melhor)

MODO DE PREPARO - FARINHA DE ROSCA INTEGRAL
   Pegue o pãozinho e leve-o ao forno de microondas na potência máxima. O tempo vai depender do estado que estiver seu pão, o meu já estava bem durinho então 30 segundos no micro já foram suficientes.
   Você pode cortar em pedaços grandes e torrar o pão no forno convencional, lógico que no forno demorará bem mais esse processo.


   Espere uns segundos o pão esfriar um pouco, depois rale ele no ralador grosso (se você usar ralador de 4 lados, use o lado do ralo que aparece na imagem).


   Certifique-se de que o pão esteja bem duro. Se ele tiver mole no centro, rale os lados que estiverem secos e volte o miolo no microondas por mais 30 segundos. Rale o pão até o fim. 


   Penere a farinha de rosca, para se livrar dos pedaços grandes que sobraram.


MODO DE PREPARO - BIFE DE FÍGADO
   Tempere os bifes com alho, sal e pimenta. Os bifes tem que ter sido cortados finos para facilitar o processo. 
   Em um prato fundo, bata o ovo ligeiramente com uma pitada de sal. Depois mergulhe o bife de fígado dos dois lados para que fique bem molhadinho.

  
   Em um outro prato fundo, despeje a farinha que você fez, e empane o bife. Pressione bem dos dois lados para que fiquem bem empanado e a farinha não se desprenda no fritar.


   Numa frigideira anti-aderente, aqueça um fio de óleo. Use óleo de amendoim, algodão ou canola. Não deixe esquentar muito. Coloque o bife e deixe fritar. Quando o primeiro lado tiver frito, abaixe o fogo, coloque mais um fio de óleo e frite, virando de vez em quando e pressionando com uma espátula.

(A minha frigideira já foi anti-aderente um dia :/ mas mesmo sem o teflon, ela não grudou)

   Sirva seu bife de ficado crocante, sequinho, com molho de iogurte e salada verde. Fique de olho aqui que amanhã tem a receita do molho de iogurte caseiro.



Rende 3 porções.

Nível de dificuldade ninja: MÉDIO

2 comentários:

Obrigada pela visita ;)