>

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Risoto integral

   Oi amores, tudo bem??
   Eu vejo muita gente dizendo que não curte arroz integral, e confesso que eu mesmo não sou muito fã. Mas fiz esse risoto usando ele e deu super certo, não ficou com aquele gosto de casquinha tão característico no grão integral.
  Bora lá!

RISOTO DE ARROZ INTEGRAL E LEGUMES
Ingredientes:
2 xícaras de arroz integral
Meia abobrinha cortada em cubos bem pequenos
2 tomares cortado em cubos, sem sementes
Meia lata de milho em conserva
Meia cebola ralada
2 colheres (SOPA) de extrato de tomate
2 colheres (SOPA) de azeite de oliva
1 peito de frango desfiado
2 tiras de pimentão verde picado
1 caldo de legumes
Sal

Modo de preparo:
   Esse risoto você pode fazer de dois modos; ou faz essa receita completa que estou passando, ou prepara o molho, congela e depois você faz pequenas porções toda vez que vai comer, já que nesse risoto o molho frango é preparado separadamente do arroz.
   Eu estou usando um arroz que eu comprei numa loja à granel, achei bem melhor do que os que compro em quilo no supermercado, esse me pareceu mais fácil de cozinhar e ficou mais saboroso.

 
   Coloque o arroz para cozinhar da maneira que você está habituado. Tem pessoas que preferem refogar com um fio de azeite de oliva, eu acho desnecessário, sempre cozinho somente na água e sal.
   Deixe que o arroz cozinhe e em outra panela prepare o molho.
   Refogue a cebola e o pimentão no azeite de oliva, depois acrescente o extrato de tomate, o caldo de legumes, a abobrinha picada,  junte 1 copo de água e deixe que ferva até que a acidez do extrato de tomate saia. Depois junte o frango desfiado com o milho, o tomate picado e o frango desfiado (ensinei a desfiar frango rapidinho na receita do fricassê). Deixe que ferva tudo por uns 3 minutos. Se caso o molho ficar seco, acrescente um pouco mais de água e acerte o sal.
 
 
 
   Enquanto isso, verifique se o arroz já esta bem cozido. O ponto vai ser quando ele estiver bem macio, quase querendo ficar papa.
 
  
   Junte o molho de frango, misture bem e sirva!
 
 
 
   Rende 5 porções.
 

   Dica light: Se você é vegetariana como minha amiga Lívia, do blog Emagrecendo para bem estar, você pode dispensar o frango e acrescentar cenoura e brócolis picados.
 
 
Nível de dificuldade ninja: Médio
 
 


5 comentários:

  1. Adorei vou tentar fazer... valeu..

    ResponderExcluir
  2. Delícia, delícia, assim você me mata rsrs ... Boa dica ! Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Vanessa, excelente receita.
    Dá pra improvisar um almoço de domingo. rs

    Bjs e obrigada pela visitinha

    ResponderExcluir
  4. Hum que delicia, deu água na boca...
    Vou anotar pra poder fazer no meio da semana!

    depois-da-gravidez.blogspot.com ∞

    ResponderExcluir
  5. Gostei da ideia do risoto integral, Vanessa. Adoro risoto, mas em geral sao feitos com arroz arborio, muita manteiga e queijo... Aí castiga a dieta, rsrs. Essa é uma boa alternativa pra quem não quer abrir mão das comidinhas saudáveis.

    Ah, estou com algum problema com seu blog (e com alguns outros), pois não tenho visto suas atualizaçoes; elas não aparecem mais na minha lista de leitura, como se eu tivesse deixado de te seguir ou vc tivesse bloqueado as atualizaçoes pra mim. Vou tentar resolver isso nesse fds.

    Bjins

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ;)