>

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sorvete de banana com calda de Cramberry

   Olá meninas!!
   Hoje, dia que comecei feliz a minha dieta, lembro que tem aniversário da minha prima a noite :/ Eu não gosto de me privar, detesto passar vontade e eu sei que vou comer na festa, entretanto to indo na fé de que vou conseguir me controlar #oremos.
   Hoje de manhã estava assistindo o programa da Ana Maria Braga, vi num quadro novo (não lembro o nome e to com preguiça de procurar no google) onde pessoas se reúnem numa espécie de concurso para eleger o dono das melhores receitas. São 5 participantes, e os jantares devem conter entrada, prato principal e sobremesa. Hoje foi o dia da Ane, que serviu de sobremesa sorvete de banana e framboesa.
  Ela mostrou o passo a passo do sorvete mais não passou a quantidade dos ingredientes, então eu reproduzi meio no "olhometro" e deu super certo. Como ela usou banana prata, que tem um leve azedinho, eu preferi usar junto uma outra fruta que fosse mais doce para casar melhor com a banana. Elegi então o cranberry, que é docinho e combinou mto bem. Se você preferir framboesa, pode fazer sem problemas. A receita da calda peguei nesse blog fofo chamado From our home to yours.
   Vamos aos ingredientes?

SORVETE DE BANANA COM CALDA DE CRAMBERRY
Ingredientes:
10 bananas prata
100 g de cranberries secos
3 colheres (sopa) de açúcar light
Suco de 1 limão (pode ser suco de laranja, cointreau ou mesmo vinho do porto)
1 xícara de água

Modo de preparo - Sorvete
   Descasque e corte as bananas em rodelas. Coloque no congelador ou freezer por no mínimo 2 horas, até que as bananas estejam congeladas.


   Se não achar banana prata, use a banana maçã, a nanica ou outra banana mais "gourmet", mas não use a katurra, que é muito doce e não deixa a receita muito legal. Depois de congeladas, passe as rodelas de banana para o processador junto com 70 gr de cramberry, batendo aos poucos. Se você tiver dificuldade de encontrar cranberry na sua cidade, tente com uva passa escura, pois o sabor dessas frutas são semelhantes.
   Como eu não tenho processador, fiz no liquidificador. Porém com ele, além de não tem um resultado uniforme, é mais trabalhoso. Mas se não tiver o processador, usei o liquidificador, batendo (pulsando) pequenas porções, retire do copo e reserve, faça isso aos poucos até acabar as bananas, pois se fizer tudo de uma vez só e ficar batendo muito tempo a banana vai aquecer e perder a textura de sorvete.



   Calda:
   As instruções do blog From our home to yours dizem o seguinte: "Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo médio para ferver, mexendo de vez em quando, por uns 10 minutos até começar a engrossar, teste o sabor e se preferir adicione mais açúcar. Não deixe engrossar muito pois ao esfriar ele fica um molho mais espesso. Se você deixar ferver mais um pouquinho terá uma deliciosa geleia".
   

    Eu fiz um pouquinho diferente, assim que começou a ferver eu levei a calda no liquidificador e dei uma pulsada até que as frutinhas ficassem picadas, voltei ao fogo até que engrossassem.
    Como vocês sabem, eu uso açúcar light da Magro ou União. Se você usa adoçante, certifique-se que ele é para uso "forno & fogão".


    Na receita original, a blogueira indica 150 gramas de cranberry só para a calda. Eu coloquei 30gr na calda e 70gr no sorvete, porque cranberry à 60 reais o quilo não da pra exagerar né?? haha
   Coloque o sorvete em taças e cubra com a calda já fria. É uma pena que essa receita não tenha ficado tão bonita na foto, porque pessoalmente ficou linda e uma delicia!!

   

    Rende 4 porções.
    Nível de dificuldade ninja: Médio.

   Para ficar bem informado: 10 benefícios do cranberry.

2 comentários:

  1. Adoro essas frutinhas!!!! Foi no olhômetro e parece que acertou!!!!!!!! Vou tentar fazer.

    ResponderExcluir
  2. O nome do quadro é: JOGO DE PANELAS. Eu amo e vi todas as edições. Vou tentar fazer o sorvete, parece mesmo delicioso.
    Até a próxima bay.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ;)